A arte e o artesanato unidos pelos
laços do matrimônio

 

“Todos dizem que a arte preenche os anseios da alma... A arte do pintar... a arte do artesanato e a arte de viver bem: são estes ingredientes que somam o casal Mª Áurea e Silvio, unidos pelo laço do matrimônio há 43 anos...”

Ela, nascida em Natal/RN, é a simpática Dª Mª Áurea Xavier Datti, 66 anos; ele Silvio Datti, 66, era sargento da Aeronáutica, filho de italianos. Juntos há 43 anos, eles têm um casal de filhos dos quais muito se orgulham, Antonio, 40, e Marina, 36, sem contar a felicidade que os dois netos lhes dão no dia-a-dia.
Dª Mª Áurea sempre ativa era costureira, antes mesmo de casar costurava para sua própria loja em Natal. Os anos foram passando e a vida mudando. Mudaram-se de estado, devido a profissão de Silvio. Depois, vieram os filhos e a vida exigia estabilidade: ele mudou de profissão, ela cuidou dos filhos. Até o dia em que eles já eram adultos, sua filha apaixonou-se por um paratiense e mudou-se para o litoral. Como o trabalho dela era na antiga CESP, hoje Elektro, conseguiu uma transferência para Ubatuba, mais perto de Paraty, já que esta cidade pertence a outro estado dificultando fixar residência lá. Foi aí que o casal resolveu também mudar-se para Ubatuba (para ficar próximos da filha), onde residem desde 89.
Aqui ela conheceu uma grande amiga, que pintava quadros e queria aprender corte e costura. Logo, as duas trocaram seus aprendizados, uma foi dando aula para outra, até o dia em que Maria Áurea viu-se pintando. Animada, fez aulas na Fundart com o prof. Pauli durante três anos e hoje estuda com o mestre Benjamin Gonzáles.
A cada quadro ela demonstra traços mais seguros e quadros belos e inusitados, muitos deles revelam a saudades das paisagens de sua bela terra natal, outros registram nossa bela flora.
Mas foi há uns dez meses que o sr. Sílvio junto a Dª Maria Áurea descobriu a arte da marchetaria (madeira sobre madeira), aprendendo a técnica com um amigo. Eles confeccionam as mais belas caixas de presentes e porta-trecos, sem contar os elegantes e sofisticados porta- vinhos, porta-chás, porta-baralhos e o que mais a imaginação lhes permitirem. Os desenhos são criados por eles e o árduo e trabalhoso é dividido entre os dois que juntos fazem com amor e carinho passo a passo. Ele exibe sua firmeza com os cortes, ela brinca com as peças montando os desenhos e assim vão surgindo elegantes presentes...
Quem quiser conhecer um pouco mais deste incrível casal ou fazer encomendas das caixinhas de machetaria ou telas, podem entrar em contato no ateliê residencial, sito à rua Begônia, 230 - Jd. Samambaia, ou pelo fone: (12) 3832-7140.